sexta-feira, 12 de março de 2010

Mantendo a Lucidez!!!


Evangelho Segundo São Mateus 14:22-33.

A lucidez é a centralidade da elucidação dos problemas que insistem nos cercarem por todos os lados. A velha frase “de poeta e louco todo mundo tem um pouco” poderia ser reescrita assim: “de lúcido e louco todo mundo tem um pouco”. Ter uma visão, um método de trabalho, ou coisa equivalente por vezes nos deixa anestesiado em relação à realidade em torno de nós, e a leitura que fazemos é que os problemas jamais nos atingirão. Todavia “Deus faz nascer o sol sobre os maus e os bons e faz vir chuva sobre os bons e os maus”. O pano de fundo de Mateus 14:22-33, mostra que os discípulos estão em uma missão sob o comando de Jesus de Nazaré, é comum pensar que quando estamos sob o comando de Jesus de Nazaré nada nos acontecerá, para este tipo de percepção triunfalista só há um remédio: Manter a lucidez!!!

É Preciso Manter a Lucidez em Meio a Missão. (v.26).

A tempestade não marca hora pra visitar nossa missão, e, além disso, é cega não escolhe qual barco vai tentar naufragar. Todavia Jesus de Nazaré declarou que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (v.25). Quando a noite chega, quando o perigo bate a porta da nossa alma, normalmente uma “burrice emocional” visita nosso ser, e a visão vira “visagem”. Ora, não fora Jesus de Nazaré que os mandara atravessar o mar mesmo sendo noite? Todavia, “os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram”. (v.26). Quando a visão vira “visagem”, perdemos a lucidez e a missão fica comprometida ao fracasso, a Presença de Deus que deveria ser confortadora fica assustadora. “Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo”! Sou eu. Não temais! Quem entender esta tríade manterá a lucidez: a). Tende bom ânimo – nunca perca o ânimo por causa dos problemas! b). Sou Eu – tenha sempre na mente que o “Eu Sou” sempre aparece quando menos esperamos! É só lembrar de Daniel nas covas dos leões, de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha ardente, da travessia do mar vermelho e tantos outros exemplos descritos na bíblia. c). Não temais – não temer, não ter medo é essencial para continuarmos lutando até o fim!!!

É Preciso Manter a Lucidez Diante da Presença. (v.28).

A presença de Deus é o presente mais fascinante que Ele mesmo quer nos outorgar. Todavia, essa presença é também um perigo que ameaça nossa lucidez. Jesus de Nazaré já falara que era Ele que andava por sobre o mar e Pedro em nome de uma fé infantil, imatura, insiste na sua falta de lucidez e diz: “Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas”. Se Jesus já tinha declarado ser Ele, porque duvidar questionando sua Presença? A resposta é simples, queremos ser como Ele até em divindade, queremos controlar as ondas, as tempestades, as adversidades, e nos sentirmos um pouco dono do mundo, queremos nos sentir divinos. Todavia a Presença de Deus em nós e em nosso meio não é para nos divinizar e nos colocar acima do bem e do mal; a presença de Deus em nós tem como objetivo nos santificar. Quem é santo tem lucidez diante da Presença. De mar e tempestade entende Ele, eu e você devemos apenas nos submeter e admirar sua Presença na bonança ou na tempestade!!! Davi descobriu este segredo. “Na tua Presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta”. (Sl. 38:9). Talvez seja esta a razão de Davi ter entrado na historia de Deus e dos homens, como o homem segundo o coração de Deus!!! Ser lúcido é preciso!!!

É Preciso Manter a Lucidez O Adorando. (v.32,33).

Adoração é o encontro do eu com o Eu sou, é mais que prostrar diante de Deus; adoração é interação. A palavra interação significa: ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais pessoas, também significa, ação recíproca. Adoração passa pela dimensão da força que duas partes exercem uma sobre a outra, quando estão suficientemente próximas. Adoração é simbiose: vida em comum com outro; associação entre dois seres vivos que vivem em comum; é entendimento íntimo entre duas pessoas. Todo caminho nos leva às grandes descobertas, sejam boas ou más. Todavia, andar por sobre o mar não prova que estamos adorando a Ele. Andar com Jesus de Nazaré oportuniza aos discípulos grandes descobertas fazendo-os lúcidos na adoração. A lucidez é mantida quando adoramos a Presença de Jesus de Nazaré, principalmente dentro do barco. Sair do barco é loucura, e naturalmente perde-se o fluxo de consolidação que nos permite adorar o Senhor em espírito e em verdade, permaneça firme no Oikós, (Grupos Caseiros) nos cultos de celebração aos domingos e sonhe com seu Grupo de discipulado, que é seu barquinho, lugar seguro para adorar com lucidez!!!

Conclusão.

Loucura é o antônimo de lucidez, porém, nossa loucura deve ser em torno do desafio da cruz. Enfrentar a cruz sem temer é loucura para o mundo, todavia, é lucidez para Deus. “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos poder de Deus”. (I Cor. 1:8).

Aplicação.

Ultimamente temos visto a igreja exercitando a “grande omissão”. Todavia, É preciso urgentemente, Manter a lucidez, para exercitar a “Grande Co-missão”. A missão Integral da Igreja tantas vezes ministrada por René Padilha. (a maior contribuição de René Padilha à Igreja mundial foi a consolidação da teologia da Missão Integral – uma abordagem que leva em conta as necessidades humanas em sua plenitude. “Corpo, alma, emoções e mente não pode ser dissociados”, diz um dos pontos do pacto de Lausanne 1974). Controlando a maluquez, misturando com a lucidez, prossigamos para a loucura da Cruz!!!



Paulinho Almeida.
Tempo de vida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário