sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Tempo Bom, Tempo de Mudança!!!


Evangelho Segundo São Marcos 4:35-41

Mudança é algo que está inserido na existência humana; as crianças mudam constantemente, os adolescentes vivem em mudanças diárias; sentimental, física e intelectualmente. Os adultos também mudam, embora um pouco mais lentos, mais mudam. Talvez seja por isso que nosso sentimento, nosso homem interior, teima em não querer mudar achando que estabilidade trás felicidade e certezas, com as quais gostamos de conviver. Os discípulos de Jesus de Nazaré, são protótipos, figura de nossa humanidade; quando Jesus nos desafia a mudanças surgem logo algumas resistências. Todavia, com um pouco de esforço, quando aceitam o desafio da mudança acumulam experiências para toda a vida e a vida toda. O texto de Marcos 4:35-41, trás consigo alguns tesouros escondidos e riquezas encoberta, vamos juntos mergulhar neste mar e descobri-los.

Nunca é tarde para mudar se Jesus de Nazaré está com a gente.

O texto diz: “Naquele dia sendo já tarde”... (v.35). Passar para outra margem naquela hora do dia seria no mínimo precipitado, cronologicamente era incerto, não havia os mesmos recursos que hoje tem as navegações. Por outro lado, tecnicamente falando, qual o conhecimento que um carpinteiro tem de mar e navegação? Pedro, João e Tiago entendiam muito, mas Jesus de Nazaré, o carpinteiro da Galiléia, haja dúvida. Hoje, ainda é assim que nos relacionamos com Jesus de Nazaré, precisamos re-aprender que Jesus de Nazaré destrona a tirania do tempo, arrasa, com a ditadura cronológica e nos faz surfar sobre as ondas do desespero. É hoje o tempo de mudança, é agora o início de uma nova etapa em sua vida. Saia das parábolas e entre na palavra. Deus quer te curar da síndrome de Forest Gamp, o contador de histórias. O contexto deste texto trás consigo quatro parábolas. A primeira parábola é a do semeador, a segunda parábola é a da candeia, a terceira parábola é a da semente e a quarta é a parábola do grão de mostarda. O verso 35, reserva o segredo, o tesouro e a riqueza do tempo de mudança, se não veja: “Disse-lhe Jesus: passemos para outra margem”. Precisamos urgentemente sair das parábolas e entrar na Palavra. Jesus de Nazaré continua com a gente em tempo de mudança por meio da Palavra.

A ditadura da lógica tem que se render diante de Jesus de Nazaré em tempo de mudança.

A lógica sempre diz que para todo “efeito” existe uma “causa”. Tempestades tremendas às vezes descem ainda hoje, dos altos montes das redondezas, especialmente do monte Hermon, atingindo com violência o lago de Quinerete ou de Tiberíades, duzentos metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo. Todavia, é preciso saber que Jesus de Nazaré jamais poderá ser domesticado pela meteorologia palestiniana, Ele tem poder para domesticar todo o universo. Por sua palavra, todas as coisas visíveis vieram do invisível, em Jesus de Nazaré, há paz para alma que está em guerra, em Jesus de Nazaré, há calma para a alma que se acalma em seus braços. Sua tempestade particular também passará, um decreto já foi liberado em seu favor, nem a morte pode te deter. Desperte o cordeiro que está dormindo em você, não tenha medo do “Tempo de Mudança”. A ditadura da lógica se renderá diante de você, em nome de Jesus de Nazaré. Seus discípulos serão preservados em plena vida do outro lado. A maior de todas as tempestades a ser vencida é a tempestade da alma, os discípulos tinham medo de perecer: “Mestre, não te importa que pereçamos?” (v.38). Jesus de Nazaré vai arrancar, extrair toda a tempestade do mar e da alma de todo aquele que crer. Celebre sua vitória!!!

Tempo bom é a pré-visão para quem navega com Jesus de Nazaré.

“Acalma-te, emudece!” As mesmas palavras pronunciadas por Jesus de Nazaré em Marcos 1:25, contra os demônios. Um dia, todo mal espiritual e material, será afastado dos fiéis em Cristo. (Ap. 21:3,4). Seria natural, que a Igreja oprimida por fortes perseguições, visse, nesta experiência, um paralelo com sua situação. Um barco sempre serviu de símbolo, de metáfora da Igreja na arte Cristã. No meio de tanta provocação, Jesus de Nazaré realmente está com sua Igreja, não havendo, portando, nenhuma razão para o temor, ainda que seu auxílio pareça demorar chegar. Jesus de Nazaré, nunca atrasa nenhum de seus compromissos. O sono físico de Jesus de Nazaré em plena tempestade anuncia, pronuncia e denuncia que a alma humana pode viver em constante “TEMPO BOM”, mesmo em “Tempo de Mudança”. Quando as pré-visões dos especialistas em economia, anunciar tempo de crise nas bolsas de valores, ande na Palavra de Jesus de Nazaré; quando tudo parecer que vai perecer, ouça o comando de Jesus de Nazaré: ...”Acalma-te, emudece!”. O vento se aquietou, e fez-se “TEMPO BOM em TEMPO DE MUDANÇA!!!”.

Conclusão.

Não temer o “Tempo de Mudança”, é o grande desafio para quem quer dar uma virada radical em 2.010, dar frutos é está em constante mudança. Enfim, “prossiga para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus que há em Cristo Jesus”. Não se esqueça de orar em secreto, pois Ele em secreto te recompensará, suba a escada do sucesso. De degrau em degrau chegarás ao topo. “Passemos para outra margem”. (Mc. 4:35b), porque é: “Tempo de Mudança”.


Paulinho Almeida.

Tempo de Vida...


Um comentário:

  1. Olá, Paulo! Obrigada pelo comentário no blog! Que bom que gostou do blog e do meu texto! Vi que ele serviu de grande reflexão.

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir